
«(...) não importa se a matemática é inventada ou se é simplesmente descoberta no mundo que nos cerca; mais significante é cada criança, cada homem e mulher ser educado para amar a matemática, tal como amámos o primeiro livro que conseguimos ler sozinhos.»
Em Infinito + 1 (Edições Sílabo)

Matemática em viagem
Resolver problemas relacionados com dinheiro, temperatura e distâncias
«A família Marques está a planear uma estadia em Inglaterra durante o verão. O Miguel já se imagina a comprar diversos videojogos antigos que não encontra em Portugal.
– Pai, sei que a moeda inglesa é a libra. Quantos euros são 20 libras?
– Bem, temos de conhecer a cotação diária da moeda. – O Paulo navega rapidamente no browser do telemóvel. – Hoje, uma libra vale 1,14 euros. Para saberes quanto é 20 libras calculas 20 x 1,14, que tem como resultado 22,8. Euros, claro.
– Então – reagiu o Miguel –, se eu tiver 60 euros para gastar, faço… 60 a dividir por 1,14 e fico a saber quantas libras tenho disponíveis. [Tem 52,63 £.] Mais uma coisa, pai. Os ingleses não usam as mesmas unidades de distância, pois não?
– Não. Utilizam a milha, que corresponde a 1609,3 metros. [Existe a milha náutica, que mede 1852 m.] Para comprimentos mais pequenos, recorrem à polegada, o inch, que é 2,54 cm, e ao pé, foot, medindo aproximadamente 30,5 centímetros.
– E a temperatura?
– Curiosamente, os ingleses utilizam os “nossos” graus Celsius, enquanto nos EUA a medida corrente é a escala Fahrenheit.»
Saiba mais, clicando em