
«(...) não importa se a matemática é inventada ou se é simplesmente descoberta no mundo que nos cerca; mais significante é cada criança, cada homem e mulher ser educado para amar a matemática, tal como amámos o primeiro livro que conseguimos ler sozinhos.»
Em Infinito + 1 (Edições Sílabo)
Notação científica
Os cientistas compreenderam que podiam usar as potências de base 10 para escrever e trabalhar, de forma prática, números muito grandes ou muito pequenos.
O que sucede ao número 4570,2 se deslocarmos a vírgula decimal três posições para a esquerda? Torna-se o número 4,5702; o algarismo 4, que antes enumerava os milhares, enumera agora as unidades – passou a representar um valor 1000 vezes menor. Haverá uma maneira de 4,5702 poder representar o número original? Sim, se fizer parte da seguinte expressão:
Nas potências de base 10, o expoente indica o número de zeros a seguir ao algarismo um:
etc. Assim, podemos escrever o número 300 000 000 m/s (a velocidade da luz) como m/s – o número 3 seguido de oito zeros.
As potências de base 10 servem igualmente para representar valores inferiores à unidade, visto que
Por conseguinte,









Neste contexto, é pertinente esclarecer o uso adequado da nomenclatura dos «grandes» múltiplos de 10. Ei-lo:

Como se escreve, com palavras, a idade do nosso sistema solar, 4600 000 000 anos? Duas maneiras possíveis são: 4600 milhões de anos ou 4,6 mil milhões de anos.