«(...) não importa se a matemática é inventada ou se é simplesmente descoberta no mundo que nos cerca; mais significante é cada criança, cada homem e mulher ser educado para amar a matemática, tal como amámos o primeiro livro que conseguimos ler sozinhos.»
Em Infinito + 1 (Edições Sílabo)
Matemática na vida pessoal e familiar
Resolver problemas que envolvem a gestão do espaço e do tempo, medidas, conversões, números negativos, potências e notação científica
«– Multiplicar, dividir… Já estou farta de tantas contas! – desabafou a Ana depois de um TPC particularmente trabalhoso.
– Sabes – replicou a mãe –, são poucos os dias em que não precisamos dessas contas. Quanto custam três pacotes de bolachas a 0,9 € cada? Se copiares uma página de um livro em 5 minutos, quantas copiarás em meia hora de trabalho? Tendo 12 pratos de sopa, 13 pratos rasos e 15 copos, quantos lugares completos posso dispor na mesa de jantar?...»
Existem situações que obrigam a conhecer diferentes múltiplos ou divisores de dois ou mais números, os quais, como veremos, têm de ser decompostos em números primos.
Um número primo é um número com dois divisores apenas: ele próprio e o 1. São exemplos de primos os números 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17,… Os outros números (excluindo o 0 e 1) são compostos, como o 12, que é o resultado de 2 x 6, 3 x 4 ou 2 x 2 x 3 por exemplo, logo, possui mais de dois divisores (1, 2, 3, 4, 6 e 12). Como descobrir os divisores primos de um número composto, por exemplo 45?
Dividiu-se 45 pelo menor número primo possível, o 3 (45 não é divisível por 2), e posicionou-se o resultado (15) sob o dividendo. Então, dividiu-se 15 pelo menor número primo possível, 15 : 3 = 5, e colocou-se o 5 sob o número 15. Prossegue-se este algoritmo até chegar ao quociente 1, que «fecha» a coluna da esquerda. Assim,
que é uma forma de revelar que os números primos 3 e 5 dividem 45. Que utilidade tem este conhecimento?
[ Nota: os conceitos de potência e expoente, importantes para este tema, são tratados aqui . ]


Saiba mais, clicando em