
«(...) não importa se a matemática é inventada ou se é simplesmente descoberta no mundo que nos cerca; mais significante é cada criança, cada homem e mulher ser educado para amar a matemática, tal como amámos o primeiro livro que conseguimos ler sozinhos.»
Em Infinito + 1 (Edições Sílabo)
Problemas de probabilidade






E a probabilidade de chover?...
A Carla consultou um site de meteorologia para saber a probabilidade de chover amanhã no concelho de Almada. O valor apresentado é 20%. Significa que vai chover em 20% do dia? Em 20% do concelho? Ou significa simplesmente que há 4 vezes (80 : 20) mais hipóteses de ambiente seco do que chuvoso?
Para os meteorologistas, a probabilidade de ocorrência de chuva tem um significado concreto. Refere-se à probabilidade de, num dado ponto da área considerada, cair pelo menos o valor X (por exemplo 0,3 mm) de chuva no período de tempo especificado. A fórmula de cálculo é muito simples:
sendo C a confiança que o meteorologista tem na queda de chuva na área e período em causa e A a percentagem da área em que espera uma precipitação de pelo menos X mm. Assim, se o meteorologista estiver muito confiante que choverá amanhã em 70% do concelho de Almada, computará
0,9 x 0,7 = 0,63
comunicando uma probabilidade de precipitação de 63%. Verifica-se que não devemos retirar deste valor quaisquer inferências quanto à intensidade ou duração da precipitação; retirar, sim, que ter à mão um guarda-chuva é uma boa ideia.
